Pular para cabeçalhoPular para conteúdo principalPular para rodapé

Como criar a melhor Régua de Cobrança do mundo!

Por Henrique Netzka

A régua de cobrança é mágica: além de reduzir seu esforço, ela ainda reduz a sua inadimplência. Quer coisa melhor?! Então, bora explorar como criar a melhor régua da sua vida!

regua-cobranca-matadora

A régua de cobrança é mágica: além de reduzir seu esforço, ela ainda reduz a sua inadimplência. Quer coisa melhor?! Então, bora explorar como criar a melhor régua da sua vida!

A inadimplência beira o inaceitável, não é?! Afinal, como é possível que o cliente simplesmente deixe seu boleto de lado?! Mas com o fluxo intenso de informações, empresas cada vez mais aceleradas e caixas de entrada cada vez mais poluídas, nada mais natural do que aquele e-mail do faturamento enviado no início do mês com a sua cobrança e nota fiscal passe totalmente despercebido.

E é por isso que uma régua de cobrança bem estruturada ajuda você! Com ela, o seu sistema poderá enviar lembretes (antecipados) ou cobranças (posteriores) automaticamente. Isso significa que, sem qualquer esforço adicional seu, seus clientes serão lembrados que estão em dívida com a sua empresa. Isso ajudará você a esclarecer os motivos: eventualmente eles se explicarão, eventualmente enviarão comprovantes e, na maioria dos casos, farão o pagamento pois verão que alguém está cobrando!

Uma régua “matadora”

Mas, afinal, como criar uma regra? Bem, vamos começar usando nosso conhecimento geral. O que nós queremos cobrir: 

  • Lembrar o cliente que recebeu o e-mail há tantos dias que já não lembra mais do pagamento. 
  • Reforçar a cobrança para os clientes que não usam um sistema como o Nimbly (quando você usa um sistema, você lança a cobrança assim que a recebe; não é preciso lembrar de nada, ele lembra de tudo!) 
  • Cobrar o cliente que deixou de pagar. 
  • Avisar o cliente que ele está inadimplente há alguns dias. 
  • Alertaro cliente inadimplente há muitos dias que seus serviços serão interrompidos

Com base nisso, uma sugestão de régua de cobrança é a seguinte: 

  • 2 dias antes do vencimento, um lembrete (AVISO: Seu boleto vence depois de amanhã!) 
  • No dia do vencimento, outro lembrete (IMPORTANTE: Seu boleto vence hoje!) 
  • Dois dias depois do vencimento, uma cobrança (VENCEU! Quite agora seus débitos!) 
  • 10 dias depois do vencimento, uma cobrança mais enfática (DÍVIDA ATIVA: Evite interrupções do serviço) 
  • 20 dias depois do vencimento, o aviso final (INTERRUPÇÃO: Seu serviço será interrompido por falta de pagamento) 

É importante, no corpo do e-mail, esclarecer a mensagem também, indicando exatamente quais serão as etapas. Por exemplo, no último e-mail, a mensagem poderia dizer “Seus serviços são interrompidos em caso de 30 dias de inadimplência. Não corra esse risco!”.

Configurando a régua no Nimbly

Dentro do Nimbly, é possível configurar uma régua para cada método de cobrança. Por exemplo: clientes que você cobra via Juno serão cobrados de um jeito, via cartão de crédito de outro! 

Para isso, basta criar as múltiplas regras na aba de configurações do seu sistema. O vídeo abaixo mostra como fazer isso! 🙂

0 comentários

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts sobre "Financeiro"

Financeiro, Fiscal

Como fazer a gestão financeira usando o Nimbly

Quando falamos em gestão financeira, o que vem à sua mente? Pagar contas? Emitir boletos? Ou calcular a necessidade de capital de giro para os próximos dias e antecipar os possíveis problemas que a sua empresa poderá enfrentar em breve – mesmo que ela seja lucrativa?No artigo de hoje, vamos definir um passo a passo simples para você organizar o seu dia a dia e, de forma muito ágil, obter resultados precisos tanto para análise do seu passado quanto para o planejamento do seu futuro. E tudo isso – claro – usando o Nimbly como ferramenta, que tornará todo o processo muito ágil e transparente!

BPO Financeiro, Financeiro, Gestão, Vendas

BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

Agora que você já entendeu o que é um BPO, e já sabe como executar o serviço, que tal falarmos um pouco sobre “os passos para fazer boas vendas operando BPO Financeiro”? Afinal, não basta saber fazer – é preciso ter clientes pagando pelos seus serviços, certo?! Neste artigo, vamos oxigenar algumas possibilidades comerciais do… Continue a ler »BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

BPO Financeiro, Financeiro

Como se tornar um BPO financeiro?

Agora que você já entendeu o que é um BPO financeiro, resolvemos trazer alguns insights sobre “como” você pode tornar esta a sua principal fonte de renda – seja você um contador, um escritório contabilidade ou mesmo alguém buscando um novo caminho para empreender! Recapitulando Só para reforçar a ideia: imagine o papel do BPO… Continue a ler »Como se tornar um BPO financeiro?

BPO Financeiro, Financeiro

O que é BPO financeiro?

Em um mercado que vive transformações de forma acelerada e constante, estruturar um setor administrativo-financeiro dentro da empresa é, cada vez, um desafio maior. Afinal, enquanto as empresas evoluem e se transformam, muda também o nível de conhecimento necessário para executar uma boa gestão. Por isso, cada vez mais empresas estão aderindo ao chamado “BPO… Continue a ler »O que é BPO financeiro?