Pular para cabeçalhoPular para conteúdo principalPular para rodapé

Fluxo de competência é importante?

Por Henrique Netzka

No blog anterior, comentei o que é o fluxo de competência e como ele se compara ao fluxo de caixa. Mas, afinal, se ele é tão importante, por que alguns softwares não o oferecem? No texto de hoje, vamos entender um pouco melhor isso tudo! 🙂 Estágios da sua empresa MEI Atualmente, para sorte dos… Continue a ler »Fluxo de competência é importante?

quando-usar-competenciaFoto da capa: Helena Lopes

No blog anterior, comentei o que é o fluxo de competência e como ele se compara ao fluxo de caixa. Mas, afinal, se ele é tão importante, por que alguns softwares não o oferecem? No texto de hoje, vamos entender um pouco melhor isso tudo! 🙂

Estágios da sua empresa

MEI

Atualmente, para sorte dos empreendedores, cada estágio da empresa possui um software que lhe atenda bem. Alguns softwares navegam melhor entre os estágios, mas dificilmente um atende 100% dos portes de empresa.

Tome como exemplo uma MEI: o empreendedor individual precisa de controles extremamente simples, apenas para não esquecer cobranças e pagamentos e saber como está indo. Não há necessidade, por exemplo, de separações entre centros de custo, classificações avançadas de despesas ou mesmo enxergar um DRE.

Por isso, softwares como o ContaAzul ou o Bling o ajudarão, ao passo que um SAP atrasaria totalmente a sua vida, certo?!

O MEI não precisa olhar seus números por caixa e competência; ele precisa apenas gerenciar seu negócio, e se preocupar em mantê-lo de pé!

Microempresa

Se uma empresa é micro, mas tem um caminho claro à sua frente, ela tem duas opções. A primeira é, de fato, usar um software muito simples no começo até que sinta a necessidade de algo maior. A segunda é contratar, já no início, algum software que suporte seu crescimento.

Nesta condição, é preciso considerar que, no início, a parametrização tomará algum tempo; também, é preciso considerar que as métricas e interesses dos gestores irão mudar com o tempo. Dito isso, a recomendação é que empresas em estágio muito inicial não se preocupem muito com isso, e façam uso de uma ferramenta simples – muito mais para criar a cultura da gestão do que aproveitar os dados em si.

O fluxo de competência, aqui, ainda não é importante – mas ele já pode ser bem-vindo para gestores profissionais.

EPP (Empresa de Pequeno Porte, +R$360mil/ano)

A EPP já começa a sentir falta de controles de gestão. Aqui, softwares limitados ao fluxo de caixa, com estrutura de classificações muito simples ou sem centros de custo oferecerão uma barreira de gestão. A solução? Migrar para o Excel para fechar os números.

Isso porque, neste caso, os dados por competência serão um indicador importante. Com a empresa muito pequena, você dificilmente tem inadimplência, por exemplo. À medida que a empresa cresce, ela aparece. E tanto a inadimplência quanto condições de pagamento parceladas pode prejudicar sua análise de resultados, por exemplo.

Por isso, a partir deste momento, é recomendado que o seu software suporte um fluxo por competência e não apenas por caixa. Este é o tamanho mínimo recomendado para clientes do Nimbly, que também poderão ser Médias empresas.

Isso porque, no Nimbly, possuímos uma estrutura sólida que permite múltiplos CNPJs/Unidades de Negócio, centros de custo hierarquizados e classificações complexas para despesas e receitas – com rateios ilimitados por todas estas dimensões.

Trocar de software?

Empreendedores novos sempre se depararão com o problema “qual software contratar?”. Bem, a troca de software de gestão nem sempre é simples. Por isso, tente estimar o seu crescimento para os próximos dois anos, e procure uma ferramenta que irá te atender neste tempo!

Sua empresa fatura ou irá faturar mais de R$360/ano? Conheça agora o Nimbly!

Foto da capa: Helena Lopes

0 comentários

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts sobre "Ferramentas de Gestão"

Mulher mexendo no celular
BPO Financeiro, Ferramentas de Gestão, Gestão, Produtividade

Como crescer como BPO Financeiro

Aprenda tudo o que você precisa para construir uma carreira como BPO Financeiro.

Ferramentas de Gestão

Como ter sucesso na implantação de um software (de gestão)

Se você conversar com alguém que implantou um software de gestão, você dificilmente obterá uma opinião neutra: ou foi um sucesso, ou um foi um desastre! Implementar um software de gestão envolve muitos desafios! Por isso, este é sempre tido como um assunto delicado nas empresas. Porém, aqui vai uma notícia boa: dá, sim, para… Continue a ler »Como ter sucesso na implantação de um software (de gestão)

Ferramentas de Gestão, Gestão

Fluxo de competência é importante?

No blog anterior, comentei o que é o fluxo de competência e como ele se compara ao fluxo de caixa. Mas, afinal, se ele é tão importante, por que alguns softwares não o oferecem? No texto de hoje, vamos entender um pouco melhor isso tudo! 🙂 Estágios da sua empresa MEI Atualmente, para sorte dos… Continue a ler »Fluxo de competência é importante?

comparativo-excel
Ferramentas de Gestão

Excel ou software de gestão?

Não há dúvidas que o Excel é uma ferramenta incrível. A versatilidade da ferramenta permite que você construa tanto planilhas para armazenar dados simples, usando-o como um banco de dados mesmo, quanto relatórios avançados de gestão e business intelligence. Então, afinal, qual é a diferença de usar o Excel e um software de gestão?