No mundo da nova economia, estamos completamente tomados por termos diferentões, não é?! Falando em cargos dentro da empresa, PO, PM, CS e CX são apenas alguns exemplos de como duas letrinhas podem significar muito! Bem, no artigo de hoje, vamos explorar um pouco os escopos de cargos de gerentes de projetos, e também um pouco do que cada um deles precisa olhar!
No mundo da nova economia, estamos completamente tomados por termos diferentões, não é?! Falando em cargos dentro da empresa, PO, PM, CS e CX são apenas alguns exemplos de como duas letrinhas podem significar muito! Bem, no artigo de hoje, vamos explorar um pouco os escopos de cargos de gerentes de projetos, e também um pouco do que cada um deles precisa olhar!
Empresa x Produto
O primeiro ponto importante é diferenciar os cargos da empresa dos cargos do produto. Em uma startup, a empresa tem apenas um produto. Ainda assim, há uma estrutura além da estrutura do produto em si – a parte de vendas, a entrega, o administrativo e etc.
Hoje, vamos nos focar nos cargos do gestão de projetos ou produto. Por isso, não estranhe ao ler que determinado cargo é “o mais importante” do projeto. Estamos falando do projeto/produto, e não da empresa como um todo. : )
O que faz o Product Owner (PO)?
O PO é o cargo mais alto dentro de um determinado projeto, e ele representa exatamente o que o nome diz: ele é o “dono” da coisa toda. Vamos fazer uma analogia a um pet? Então você foi lá e adotou um pet bem bacana, fofo, com 5 dias de vida. Você vai escolher o nome, o corte do pêlo (se ele for peludo, é claro); vai escolher se vai educá-lo para viver dentro ou fora de casa, onde vai fazer suas necessidades; também vai escolher o que vai comer; e vai escolher, por fim, se ele vai ter uma rede social ou não!
Bem, o PO é a mesma coisa. Ele vai alocar os times para fazer tudo isso: vai solicitar ao marketing o nome e coordenar a escolha da identidade visual, vai determinar pra onde o projeto vai – e pra onde ele não vai – e vai garantir que o produto esteja sempre relevante.
Este cargo exige muito conhecimento do mercado-alvo da solução, e não exige tanto conhecimento técnico – especialmente se houver um CTO na empresa. O foco aqui não é a arquitetura do produto, mas sim o que o produto precisa para crescer melhor e mais rápido.
O que é preciso para ser um bom Product Owner?
O PO deve ser a pessoa que se interessa, naturalmente, por escutar os outros. Ele “quer” saber o que está acontecendo, pra onde o mercado está olhando. Ele se alimenta do que foi ruim nas apresentações comerciais e do que está faltando na vida do usuário, e mistura isso com a direção para qual o mercado está andando. Desse mix, o avanço do produto é definido e direcionado para as equipes de desenvolvimento, de marketing e etc.
A palavra-chave deste cargo, portanto, é “empatia“. Este é o soft skill mais importante para esta posição, e deve ser combinado com a boa dose de interesse no mercado-alvo (este seria o hard skill).
O que faz um Project Manager (PM)?
Se o Product Owner “comanda o negócio”, o que faz um PM? Ora, garante a execução do que foi comandado! : )
O cargo de gerente, como o nome já diz, é atribuído à pessoa responsável por gerenciar as atividades da turma, revertendo as adversidades que possam surgir no decorrer do projeto. A função desta pessoa, portanto, é muito mais de coordenar os times envolvidos, e menos de “criar” algo do zero.
Para gerenciar seu trabalho, o PM precisa de ferramentas para gestão de projetos e times (como o Nimbly, que oferece chat, mural de recados, workflows e gestão de projetos 100% integrados ao back office da empresa). No começo, ferramentas simples e sem integração podem ser uma opção boa, mas é importante existir uma ferramenta e criar-se, desde cedo, a cultura da comunicação do time através de uma ferramenta.
O que é preciso para ser um bom PM?
O PM, em geral, tem o lado técnico/gerencial mais aflorado do que a empatia. Exceto pela empatia envolvida na gestão de pessoas, aqui não será preciso escutar o cliente e se interessar pelas falhas. O interesse do PM precisa ser na entrega com sucesso e com qualidade do projeto. Para isso, ele deverá coordenar a equipe técnica, incluindo times de testes e validação das entregas e arquitetos do produto.
Uma questão importante é entender que um bom PM precisa, sim, de conhecimento técnico. Ele não precisa saber programar no nível que seu time, mas entender quanto tempo é preciso para executar as atividades será importante. Também, é preciso “julgar” se uma demanda precisará de um arquiteto ou não, e quais testes realmente validarão todo o escopo. PMs não técnicos, em geral, têm performance inferior (comparados aos técnicos) em operações enxutas/ágeis.
Então, um hardskill necessário para esta vaga é a parte técnica. Em relação aos softskills necessários, os principais seriam organização e negociação. Apesar de não parecer, projetos podem – e devem – ser gerenciados de forma técnica, e não no “achismo” (organização); para os imprevistos, entra em ação a negociação!
E aí, faz sentido pra você? Deixa seu comentário! : )
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