Pular para cabeçalhoPular para conteúdo principalPular para rodapé

Será que eu preciso de um sistema de gestão?

Por Amanda Alves Miranda

Ao usar um sistema de gestão financeira, você economiza tempo e otimiza o seu negócio. Conheça mais sobre esta tecnologia.

AF Post Life Style 04 1000x1000px

Outro dia, eu estava trabalhando em um café que gosto muito e me vi presa ouvindo uma conversa: Meu primeiro pensamento foi de como o problema poderia ter sido evitado e um sistema de gestão teria sido suficiente para evitar o que com certeza foi uma grande dor de cabeça.

A pessoa falava ao celular e tinha no tom de voz um pouco de desespero: “Como assim, não conseguiu fazer o backup?”. Aparentemente, o computador dela sofreu um apagão instantâneo, e o responsável por fazê-lo voltar à vida não foi capaz de restaurar sua memória.

Isto me trouxe para os meus próprios dilemas. O que aconteceria comigo, se o apagão fosse na minha máquina? Atualmente, não teria quase nenhum impacto na minha rotina, salvo pelo transtorno de comprar uma máquina nova. Porém, eu não poderia dizer o mesmo há dois anos, quando eu ainda dependia completamente de planilhas.

Você que trabalha com finanças já preencheu muitas planilhas na vida. Talvez ainda preencha. Eu já preenchi uma infinidade delas. As planilhas nos ajudam nas mais diversas atividades e nos permitem categorizar uma quantidade enorme de dados. Porém, pensando em escalabilidade, quanto menos você depender das planilhas e de atividades manuais, melhor. Fora as inúmeras vantagens de utilizar um software, uma vez que você pode acessar as informações ali contidas de qualquer dispositivo. A tecnologia adentrou o mundo das finanças com muita força, trazendo soluções ágeis e replicáveis em negócios de diversos tamanhos, que atendem desde o BPO financeiro independe até a multinacional bilionária.

Tecnologia e finanças

Tecnologia e finanças são campos distintos da ciência que caminham muito bem juntos. Nos últimos 10 anos, vimos um boom de fintechs no mercado. As fintechs são empresas de tecnologia que trazem soluções inovadoras para a área financeira, oferecendo diversos serviços digitais. Desse modo, elas oferecem as mais diversas soluções, como conta digital, recebimento de documentos fiscais eletrônicos, análise de empréstimo, e muito mais.

Além disso, a tecnologia torna-se uma forte aliada na gestão, transformando e otimizando processos, permitindo uma alavancagem do negócio. Vou dar alguns exemplos: é possível usar a tecnologia para centralizar informações financeiras – o que permite uma execução mais rápida de tarefas; da mesma forma, pode-se automatizar entradas e saídas, evitando perca de informações e dados no meio do processo; ou ainda, na hora da conciliação bancária, a tecnologia consolida os vários bancos em um único portal e faz a conciliação totalmente automatizada.

Benefícios de um sistema de gestão para a área financeira

Um sistema de gestão financeira é uma plataforma tecnológica que te ajuda de diversas formas. Por exemplo, disponibilizando meios para automatizar inúmeras tarefas operacionais do dia a dia e que possibilita a gestão financeira de um negócio ou empresa.

Em outras palavras, ao usar um sistema de gestão financeira, você economiza tempo, uma vez que diminui a quantidade de atividades manuais realizadas diariamente. Se trabalha com estoque, o sistema também pode te ajudar com esse controle, uma vez que tudo fica integrado e seu estoque é atualizado em tempo real a cada produto vendido.

Outra vantagem, que já falamos por alto, é o próprio armazenamento dos dados. Com um sistema de gestão financeira, tudo fica na nuvem, portanto você não corre o risco de se perder por uma falha da sua máquina, e ainda tem a vantagem de ser acessível por qualquer dispositivo.

Além disso, precisamos também considerar a falha humana: quem nunca preencheu um campo errado numa planilha? Todos estamos sujeitos à erros e pequenas desatenções. Para resumir, processos otimizados e mais seguros são possíveis com a implantação de um sistema de gestão financeira.

Está na hora de migrar?

Você que ainda não utiliza um sistema de gestão financeira deve estar com esta pergunta em mente. Independente do tamanho do seu negócio hoje, o mercado oferece soluções para os pequenos, médios, grandes e gigantes, com preços compatíveis.

Como resultado, implantar um sistema de gestão financeira o quanto antes te permitirá crescer de maneira sustentável, e evitará muitas dores de cabeças futuras. Organização é fundamental em qualquer negócio, mas no mundo financeiro, eu diria que imprescindível para o sucesso.

O que acha de começar hoje?

Conte com o nosso time do Nimbly para tirar suas dúvidas sobre este universo tão vasto de tecnologia e finanças.

0 comentários

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts sobre "Financeiro"

Financeiro, Fiscal

Como fazer a gestão financeira usando o Nimbly

Quando falamos em gestão financeira, o que vem à sua mente? Pagar contas? Emitir boletos? Ou calcular a necessidade de capital de giro para os próximos dias e antecipar os possíveis problemas que a sua empresa poderá enfrentar em breve – mesmo que ela seja lucrativa?No artigo de hoje, vamos definir um passo a passo simples para você organizar o seu dia a dia e, de forma muito ágil, obter resultados precisos tanto para análise do seu passado quanto para o planejamento do seu futuro. E tudo isso – claro – usando o Nimbly como ferramenta, que tornará todo o processo muito ágil e transparente!

BPO Financeiro, Financeiro, Gestão, Vendas

BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

Agora que você já entendeu o que é um BPO, e já sabe como executar o serviço, que tal falarmos um pouco sobre “os passos para fazer boas vendas operando BPO Financeiro”? Afinal, não basta saber fazer – é preciso ter clientes pagando pelos seus serviços, certo?! Neste artigo, vamos oxigenar algumas possibilidades comerciais do… Continue a ler »BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

BPO Financeiro, Financeiro

Como se tornar um BPO financeiro?

Agora que você já entendeu o que é um BPO financeiro, resolvemos trazer alguns insights sobre “como” você pode tornar esta a sua principal fonte de renda – seja você um contador, um escritório contabilidade ou mesmo alguém buscando um novo caminho para empreender! Recapitulando Só para reforçar a ideia: imagine o papel do BPO… Continue a ler »Como se tornar um BPO financeiro?

BPO Financeiro, Financeiro

O que é BPO financeiro?

Em um mercado que vive transformações de forma acelerada e constante, estruturar um setor administrativo-financeiro dentro da empresa é, cada vez, um desafio maior. Afinal, enquanto as empresas evoluem e se transformam, muda também o nível de conhecimento necessário para executar uma boa gestão. Por isso, cada vez mais empresas estão aderindo ao chamado “BPO… Continue a ler »O que é BPO financeiro?