Pular para cabeçalhoPular para conteúdo principalPular para rodapé

O que é aging list e como usá-lo no seu dia a dia

Por Henrique Netzka

O aging list é a lista de “envelhecimento” das contas da sua empresa. Ele pode ser aplicado nas contas a pagar e nas contas a receber, e refletem a saúde financeira do seu negócio – além de prover indicadores significativos. Ao dividir as contas em pequenos grupos, é possível entender perfil de clientes, possíveis churns… Continue a ler »O que é aging list e como usá-lo no seu dia a dia

aging-list

O aging list é a lista de “envelhecimento” das contas da sua empresa. Ele pode ser aplicado nas contas a pagar e nas contas a receber, e refletem a saúde financeira do seu negócio – além de prover indicadores significativos. Ao dividir as contas em pequenos grupos, é possível entender perfil de clientes, possíveis churns e etc. Por isso, é importante entender esta poderosa – e simples – ferramenta de gestão!

O que é Aging List?

Como já falamos, aging list nada mais é do que uma listagem compilada das dívidas dos seus clientes (ou fornecedores). Esta lista é rankeada e separada em grupos de “1-30 dias”, “31-60 dias”, “61-90 dias” e “+91 dias”. Com isso, você conseguirá mapear a idade da dívida de cada cliente e o envelhecimento da dívida total (através da soma da listagem).

A imagem abaixo fará você entender melhor.

No caso do aging padrão do Nimbly, ainda é possível ter os dados em percentuais. Esse percentual de cada dívida ajuda a entender a importância da cobrança (por exemplo, o primeiro cliente da lista representa 66% da dívida total dos clientes). Já o percentual acumulado indica que se resolvermos as dívidas dos clientes 1 e 2 teremos resolvido 85% do problema de inadimplência!

Insights que você pode extrair do Aging List

O Aging List transcende a barreira do setor financeiro e pode indicar problemas reais na operação. Vamos tomar como exemplo o primeiro cliente da lista acima, o Cliente 1. Há mais de 90 dias ele deve R$6900 para a empresa, mas não há dívida “nova” dele – ou seja, não há nenhuma dívida com menos de 30 dias por exemplo.

Isso pode indicar que há um problema de entrega que ocasionou no não pagamento daqueles valores, o que pode acarretar em churn.

Outro alerta importante é o de possível furo no seu fluxo de caixa, visto através da primeira coluna (1 a 30 dias). Uma dívida recente é uma dívida que pode estar relacionada ao “esquecimento” do cliente. Muitas vezes seu boleto foi recebido junto com muitos outros. Se seu cliente não possuir um sistema de gestão eficiente, o e-mail poderá cair no esquecimento.

Neste caso, uma boa medida pode ser incluir e-mails de lembrete perto do vencimento (na véspera ou no próprio dia, por exemplo). Outra saída poderia ser aprimorar a cobrança via telefone nos casos mais extremos.

Aging para pagamentos

O Aging também existe para pagamentos, ou seja, exibe dívida da própria empresa em relação aos fornecedores. Uma análise clara do Aging de pagamentos poderá fazer a própria empresa entender o quanto difícil está sair do endividamento, quais fornecedores é preciso priorizar e etc..

Acompanhar o Aging é muito importante!

Pelo menos uma vez por mês, é imprescindível olhar para o Aging List para entender o seu cenário. Quando bem utilizado, ele poderá balizar com segurança muitas das suas decisões.

E se você está dominando o aging agora, que tal entender melhor os termos faturamento, lucro e receita?

0 comentários

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts sobre "Financeiro"

Financeiro, Fiscal

Como fazer a gestão financeira usando o Nimbly

Quando falamos em gestão financeira, o que vem à sua mente? Pagar contas? Emitir boletos? Ou calcular a necessidade de capital de giro para os próximos dias e antecipar os possíveis problemas que a sua empresa poderá enfrentar em breve – mesmo que ela seja lucrativa?No artigo de hoje, vamos definir um passo a passo simples para você organizar o seu dia a dia e, de forma muito ágil, obter resultados precisos tanto para análise do seu passado quanto para o planejamento do seu futuro. E tudo isso – claro – usando o Nimbly como ferramenta, que tornará todo o processo muito ágil e transparente!

BPO Financeiro, Financeiro, Gestão, Vendas

BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

Agora que você já entendeu o que é um BPO, e já sabe como executar o serviço, que tal falarmos um pouco sobre “os passos para fazer boas vendas operando BPO Financeiro”? Afinal, não basta saber fazer – é preciso ter clientes pagando pelos seus serviços, certo?! Neste artigo, vamos oxigenar algumas possibilidades comerciais do… Continue a ler »BPO financeiro: Preparação para vender melhor?

BPO Financeiro, Financeiro

Como se tornar um BPO financeiro?

Agora que você já entendeu o que é um BPO financeiro, resolvemos trazer alguns insights sobre “como” você pode tornar esta a sua principal fonte de renda – seja você um contador, um escritório contabilidade ou mesmo alguém buscando um novo caminho para empreender! Recapitulando Só para reforçar a ideia: imagine o papel do BPO… Continue a ler »Como se tornar um BPO financeiro?

BPO Financeiro, Financeiro

O que é BPO financeiro?

Em um mercado que vive transformações de forma acelerada e constante, estruturar um setor administrativo-financeiro dentro da empresa é, cada vez, um desafio maior. Afinal, enquanto as empresas evoluem e se transformam, muda também o nível de conhecimento necessário para executar uma boa gestão. Por isso, cada vez mais empresas estão aderindo ao chamado “BPO… Continue a ler »O que é BPO financeiro?